Pular para o conteúdo principal

Gerando CD, DVD ou BD a partir de imagens iso no Linux

Imagens iso são arquivos que correspondem a cópias perfeitas de mídias físicas como CD, DVD ou BD. São, portanto, ótimos instrumentos para distribuir essas mídias via internet e o usuário pode simplesmente fazer o download do seu DVD, por exemplo, em vez de obter a mídia física. Depois, o usuário pode gerar a mídia física por meio de um gravador de CD/DVD/BD mas o mais comum é gerar uma mídia virtual, processo que se chama "montar a imagem iso" e com isso o seu computador interpreta que há um novo dispositivo para leitura de CD/DVD/BD instalado no computador.

Há vários aplicativos gráficos para isso no Linux, por exemplo:

    furiusisomount,
    gmountiso,
    gisomount,
    K3B, etc.

Em alguns sistemas basta clicar como botão direito do mouse e escolher a opção para montar o arquivo iso.

Entretanto, nenhum software especial para isso é preciso, pois para isso basta o comando dd normalmente presente nas distribuições Linux.

o dd simplesmente direciona o conteúdo de um arquivo de entrada para um arquivo de saída e como para o Linux, até mesmo uma unidade de CD ou DVD é vista como um arquivo, enviar seu arquivo iso para o dispositivo de gravação de CD é realizado pelo dd de forma simples.

O dd, entretanto tinha um inconveniente: ele não exibia nenhuma informação quanto ao progresso da gravação. Isso poderia ser um grande inconveniente pois, se o arquivo iso fosse muito grande (como é de se esperar caso seja a cópia de um DVD ou BD) ou se os dispositivos envolvidos fossem lentos (caso de um "pendrive", por exemplo), o processo de transferência demoraria muito e o usuário não saberia se o processo travou nem qual a previsão de tempo que o mesmo levaria.

Esse inconveniente foi solucionado recentemente, com o lançamento da versão 8.24 do GNU coreutils. A opção status=progress foi adicionada ao comando dd.

Gerando sua mídia física, CD/DVD/BD (ou queimando seu CD/DVD/BD)
Para enviar sua imagem iso para uma mídia física instalada no computador e identificada como o dispositivo sr0, por exemplo, basta digitar:

    $ sudo dd if=/algum/arquivo.iso of=/dev/rs0 bs=1M status=progress

Montando sua imagem iso
Para montar uma imagem iso faça o seguinte:

    Abra um terminal e torne-se root (su ou sudo -i)
    Crie o ponto de montagem (diretório que conterá os dados do arquivo iso)
       # mkdir -p /mnt/disk
    Monte sua iso usando o comando mount

       # mount -o loop /caminho/para/arquivo.iso /mnt/disk

Desmontando sua imagem iso
   $ sudo umount /mnt/disk

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Matemática no terminal de comandos

Precisa fazer um cálculo rápido sem ter que abrir nenhuma aplicação gráfica como, por exemplo, uma planilha de cálculo? O terminal de comandos do Linux é ideal para esses casos. Para cálculos com ponto flutuante usando somente o terminal de comandos temos diversas opções como o comando bc , por exemplo. O comando bc (basic calculator) é utilizado para cálculos com precisão arbitrária e possui a vantagem de já vir instalado em qualquer distribuição Linux, portanto, sem a necessidade de instalar nada! Além do bc, as linguagens de programação de modo geral são ricas em recursos matemáticos e algumas podem ser executadas interativamente no terminal.  Neste artigo mostraremos exemplos de cálculos usando o bc , gnuplot , Python , Scilab, R , Julia, bash e zsh . Operadores matemáticos Para realizarmos os cálculos, precisamos saber a sintaxe básica e que símbolos são usados para representar os operadores matemáticos. Soma, subtração, mu...

Encontrar texto em arquivos pdf

Problema : Você tem zilhões de artigos (papers) em pdf mas quer saber se uma certa sequência de texto (palavra ou frase) está escrita neles. Por exemplo, suponhamos que a frase a ser pesquisada é "fitting" Solução 1: via pdfgrep (mais recomendada)     No terminal de comandos, (trocando "richard" pelo seu nome do usuário), digite: $  find ~ -name '*.pdf' -exec pdfgrep -H -i 'fitting' {} \; Para indicar quantas ocorrências em cada pdf: find ~ -name '*.pdf' -exec pdfgrep -c -H -i 'fitting' {} \; | awk -v FS=":" -v OFS="\t" '$2>0 { print $2, $1 }' | sort -hr Para mostrar somente a primeira ocorrência no pdf: $  find ~ -name '*.pdf' -exec pdfgrep -H -i -m 1 'fitting' {} \; Solução 2: via pdftotext     Nota: pode apresentar mensagens de erro quando há problemas na conversão para texto     No terminal de comandos digite: $  find ~ -name '*.pdf' -exec sh -c 'pdftotext "{}"...

QBASIC no Linux

Problema:   Você encontrou um diretório com antigos programas feitos em QBASIC e quer rodá-los no Linux. Como fazer? Estratégia: 1) Obtenha um emulador do DOS, por exemplo, o dosbox 2) Obtenha o QBASIC na versão desejada 3) Faça o emulador DOS considerar o diretório onde se encontra o executável do QBASIC como drive C: Como fazer?   Supondo que está usando o Ubuntu ou Mint e afins, os 3 passos da estratégia podem ser assim implementados: * Passo 1: Abra um terminal de comandos e digite (após o $) $ sudo apt-get install dosbox * Passo 2: Caso você só tenha os arquivos fonte e não tenha o compilador QBASIC, você poderá baixá-lo daqui . Se já tiver o QBASIC, vá direto ao próximo passo. * Passo 3: 3.1) Deixe o QBASIC em ~/qbasic (só uma sugestão). No meu caso, eu não precisei baixar pois eu já tinha uma pasta com a seguinte estrutura:  /home/richard/Laboratorio/programacao/qbasic Nesse caso eu criei um link de ~/qbasic apontando para o local c...