Imagens iso são arquivos que correspondem a cópias perfeitas de mídias físicas como CD, DVD ou BD. São, portanto, ótimos instrumentos para distribuir essas mídias via internet e o usuário pode simplesmente fazer o download do seu DVD, por exemplo, em vez de obter a mídia física. Depois, o usuário pode gerar a mídia física por meio de um gravador de CD/DVD/BD mas o mais comum é gerar uma mídia virtual, processo que se chama "montar a imagem iso" e com isso o seu computador interpreta que há um novo dispositivo para leitura de CD/DVD/BD instalado no computador.
Há vários aplicativos gráficos para isso no Linux, por exemplo:
furiusisomount,
gmountiso,
gisomount,
K3B, etc.
Em alguns sistemas basta clicar como botão direito do mouse e escolher a opção para montar o arquivo iso.
Entretanto, nenhum software especial para isso é preciso, pois para isso basta o comando dd normalmente presente nas distribuições Linux.
o dd simplesmente direciona o conteúdo de um arquivo de entrada para um arquivo de saída e como para o Linux, até mesmo uma unidade de CD ou DVD é vista como um arquivo, enviar seu arquivo iso para o dispositivo de gravação de CD é realizado pelo dd de forma simples.
O dd, entretanto tinha um inconveniente: ele não exibia nenhuma informação quanto ao progresso da gravação. Isso poderia ser um grande inconveniente pois, se o arquivo iso fosse muito grande (como é de se esperar caso seja a cópia de um DVD ou BD) ou se os dispositivos envolvidos fossem lentos (caso de um "pendrive", por exemplo), o processo de transferência demoraria muito e o usuário não saberia se o processo travou nem qual a previsão de tempo que o mesmo levaria.
Esse inconveniente foi solucionado recentemente, com o lançamento da versão 8.24 do GNU coreutils. A opção status=progress foi adicionada ao comando dd.
Gerando sua mídia física, CD/DVD/BD (ou queimando seu CD/DVD/BD)
Para enviar sua imagem iso para uma mídia física instalada no computador e identificada como o dispositivo sr0, por exemplo, basta digitar:
$ sudo dd if=/algum/arquivo.iso of=/dev/rs0 bs=1M status=progress
Montando sua imagem iso
Para montar uma imagem iso faça o seguinte:
Abra um terminal e torne-se root (su ou sudo -i)
Crie o ponto de montagem (diretório que conterá os dados do arquivo iso)
# mkdir -p /mnt/disk
Monte sua iso usando o comando mount
# mount -o loop /caminho/para/arquivo.iso /mnt/disk
Desmontando sua imagem iso
$ sudo umount /mnt/disk
Precisa fazer um cálculo rápido sem ter que abrir nenhuma aplicação gráfica como, por exemplo, uma planilha de cálculo? O terminal de comandos do Linux é ideal para esses casos. Para cálculos com ponto flutuante usando somente o terminal de comandos temos diversas opções como o comando bc , por exemplo. O comando bc (basic calculator) é utilizado para cálculos com precisão arbitrária e possui a vantagem de já vir instalado em qualquer distribuição Linux, portanto, sem a necessidade de instalar nada! Além do bc, as linguagens de programação de modo geral são ricas em recursos matemáticos e algumas podem ser executadas interativamente no terminal. Neste artigo mostraremos exemplos de cálculos usando o bc , gnuplot , Python , Scilab, R , Julia, bash e zsh . Operadores matemáticos Para realizarmos os cálculos, precisamos saber a sintaxe básica e que símbolos são usados para representar os operadores matemáticos. Soma, subtração, mu...
Comentários
Postar um comentário