Pular para o conteúdo principal

Assistindo filmes na sua TV com legendas

Hoje em dia é muito comum encontrarmos filmes para baixar na Internet. Em muitos casos o áudio original do filme está em um idioma diferente do português.
Players como o SMPlayer procuram a legenda no opensubtitles.org e gravam o arquivo de legenda na mesma pasta do filme acrescentando ao nome do filme o sufixo  "_pb.srt" (no caso pb = português do Brasil).

Para um filme cujo arquivo é nomeado filme.avi, você fica com um arquivo chamado filme_pb.srt (pb = protuguês do Brasil) e o SMPlayer ou VLC ou qualquer outro player carregará a legenda automaticamente.

Mas então qual é o problema?

Imagine que você tem uma coleção de filmes (incluindo os arquivos de legenda) num HD externo e conecta esse HD à sua TV digital. O software das TVs atuais normalmente só carregam a legenda se o nome base do filme e da legenda forem iguais, por exemplo: filme.avi e filme.srt.

O script avi2pb_avi.sh roda em ambientes Debian (Ubuntu, Mint etc), procura por TODOS os arquivos filme_XX.srt a partir de uma pasta escolhida pelo usuário e renomeia, se existir, o arquivo filme.YYY para filme_XX.YYY.

XX: idioma da legenda, _pb ou _pt (português do Brasil ou de Portugal)
YYY: extensão do filme, avi, mp4 ou mkv (as mais comuns)

Obs: Para executar o script...

1) Baixe o script em alguma pasta de sua preferência;
2) Dê permição de executar esse script:
        2.1) via terminal: chmod +x <script>
        2.2) via seu gerenciador de arquivos:                 
                Por exemplo, no gerenciador Nautilus 4.4.2,
                clique com o botão direito do mouse no nome do script e escolha Propriedades:


               Depois, na guia Permissões, 
               habilite a caixa "Permitir execução do arquivo como um programa                       

      
3) Rode o script via terminal ou duplo clique no gerenciador de arquivos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Matemática no terminal de comandos

Precisa fazer um cálculo rápido sem ter que abrir nenhuma aplicação gráfica como, por exemplo, uma planilha de cálculo? O terminal de comandos do Linux é ideal para esses casos. Para cálculos com ponto flutuante usando somente o terminal de comandos temos diversas opções como o comando bc , por exemplo. O comando bc (basic calculator) é utilizado para cálculos com precisão arbitrária e possui a vantagem de já vir instalado em qualquer distribuição Linux, portanto, sem a necessidade de instalar nada! Além do bc, as linguagens de programação de modo geral são ricas em recursos matemáticos e algumas podem ser executadas interativamente no terminal.  Neste artigo mostraremos exemplos de cálculos usando o bc , gnuplot , Python , Scilab, R , Julia, bash e zsh . Operadores matemáticos Para realizarmos os cálculos, precisamos saber a sintaxe básica e que símbolos são usados para representar os operadores matemáticos. Soma, subtração, mu...

Encontrar texto em arquivos pdf

Problema : Você tem zilhões de artigos (papers) em pdf mas quer saber se uma certa sequência de texto (palavra ou frase) está escrita neles. Por exemplo, suponhamos que a frase a ser pesquisada é "fitting" Solução 1: via pdfgrep (mais recomendada)     No terminal de comandos, (trocando "richard" pelo seu nome do usuário), digite: $  find ~ -name '*.pdf' -exec pdfgrep -H -i 'fitting' {} \; Para indicar quantas ocorrências em cada pdf: find ~ -name '*.pdf' -exec pdfgrep -c -H -i 'fitting' {} \; | awk -v FS=":" -v OFS="\t" '$2>0 { print $2, $1 }' | sort -hr Para mostrar somente a primeira ocorrência no pdf: $  find ~ -name '*.pdf' -exec pdfgrep -H -i -m 1 'fitting' {} \; Solução 2: via pdftotext     Nota: pode apresentar mensagens de erro quando há problemas na conversão para texto     No terminal de comandos digite: $  find ~ -name '*.pdf' -exec sh -c 'pdftotext "{}"...

Iniciando o terminal com o logotipo da sua distro e informações do sistema

Vamos ver algumas formas de tornar seu terminal de comandos mais divertido e atraente instalando o neofetch pra exibir o logo da sua distro no terminal de comandos. Abra um terminal de comandos (Ctrl+Shift+T funciona em algumas distribuições); Digite os comandos seguintes (sem incluir o "$"):   $ sudo add-apt-repository ppa:dawidd0811/neofetch $ sudo apt-get update $ sudo apt-get install neofetch Teste o neofetch digitando no terminal: $ clear;neofetch As figuras abaixo indicam que o neofetch identificou (corretamente) duas distros Lubuntu como sendo um Ubuntu, porém uma com ambiente LXDE e outra LXQT. Na primeira figura foi usado o LXTerminal e na segunda o QTerminal: Para exibir o logotipo do Lubuntu 16.04 (e não do Ubuntu) pode-se digitar o seguinte comando:   $ clear;neofetch --ascii_distro Lubuntu  obtendo-se a seguinte tela: No caso do Lubuntu 20.04, o neofetch identificou o "Host" como sendo o VirtualBox 1.2...