Muitas vezes um arquivo em pdf é gerado com alta resolução, por exemplo, resolução fotográfica, com a finalidade de se obter uma impressão de ótima qualidade, entretanto, caso você só precise ler o seu conteúdo, a legibilidade não fica prejudicada se sua resolução for reduzida e você ganha espaço de armazenamento no seu dispositivo e ainda ganha tempo se for preiso enviar esse arquivo para outra pessoa.
Sugerimos aqui dois métodos via linha de comando no Linux. O comando usado no método 2 é mais simples mas é sempre bom ter mais de uma opção.
Método 1: usando GhostScript
1. Se ainda não tiver instalado o ghostscript:$ sudo apt install ghostscript
2. Reduza com:
$ gs -sDEVICE=pdfwrite -dCompatibilityLevel=1.4 -dPDFSETTINGS=/screen -dNOPAUSE -dQUIET -dBATCH -sOutputFile=output.pdf input.pdf
-dPDFSETTING pode assumir os seguintes valores:
- /screen: seleciona saída de baixa resolução semelhante à configuração "Tela otimizada" do Acrobat Distiller (até a versão X).
- /ebook: seleciona saída de resolução média semelhante à configuração de "eBook" do Acrobat Distiller (até a versão X).
- /printer: seleciona saída semelhante à configuração "Otimizada para impressão" do Acrobat Distiller (até a versão X).
- /prepress: seleciona saída semelhante à configuração "Prepress Optimized" do Acrobat Distiller (até a versão X).
- /default: seleciona a saída destinada a ser útil em uma ampla variedade de usos, possivelmente à custa de um arquivo de saída maior.
Método 2: use ps2pdf
1. Reduza com:$ ps2pdf -dPDFSETTINGS=/screen input.pdf output.pdf
A Figura ilustra a redução no tamanho de um pdf que originalmente tinha 6,5 MiB
Comentários
Postar um comentário